Marketing turístico: Estudo sobre o uso da tecnologia da informação e comunicação nas agências de viagens e turismo de Balneário Camboriú (SC, Brasil)

  • Luiz Carlos da Silva Flores Universidade do Vale do Itajaí (SC)
  • Leila de Sena Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR
  • Roberta Leal Raye Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT
Palavras-chave: Marketing turístico, Tecnologia de informação, Agências de viagens e turismo, Ferramentas de comunicação.

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) vêm interferindo significativamente no mercado em um cenário cada vez mais competitivo. No setor de serviços, por conta da sua intangibilidade, a qualidade da comunicação com todos os agentes ligados de forma direta às organizações faz toda a diferença para o sucesso empresarial. O setor de agenciamento no turismo vem se adaptando aos novos instrumentos de TIC. Esse estudo buscou investigar, a partir de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, o nível de utilização da tecnologia da informação e comunicação (TIC) de algumas agências de viagens e turismo da cidade de Balneário Camboriú (SC, Brasil) em seu relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros, assim como na comercialização dos seus produtos e serviços e nas suas estratégias promocionais. Como procedimentos metodológicos, adotou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, que consistiu na aplicação de questionários junto a agentes de viagens e turismo locais. Os resultados demonstraram que ferramentas como o e-mail ainda tem o mesmo nível de utilização que a telefonia fixa e móvel e as redes sociais aparecem com destaque apenas no relacionamento com os clientes. Acredita-se que uma pesquisa qualitativa com os consumidores possa contribuir para uma melhor compreensão acerca da utilização das ferramentas de TIC pelas agências de viagens e turismo.

Biografia do Autor

Luiz Carlos da Silva Flores, Universidade do Vale do Itajaí (SC)
Professor/pesquisador do Programa de Mestrado em Turismo e Hotelaria; Professor Curso Administração - Ceciesa-Gestão, da Univali/SC
Leila de Sena Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR
Mestranda do Programa de Mestrado em Turismo e Hotelaria
Roberta Leal Raye, Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT
Mestranda do Programa de Mestrado em Turismo e Hotelaria
Publicado
01-12-2012
Seção
Artigos